terça-feira, 24 de março de 2009

Semana Teixeira e Souza: Comissão Editorial é formada

Fazer com que as obras do escritor Teixeira e Souza e o seu pioneirismo na literatura brasileira se tornem mais conhecidos e populares. Essa é a principal missão da Comissão Editorial do Ano Teixeira e Souza, instituída ontem à noite, dia 23 de março, no Teatro Municipal de Cabo Frio.

Para dar vida à Comissão, foram chamados o escritor e coordenador de Comunicação Social da cidade, José Correia; o coordenador municipal de Cultura, Guilherme Guaral; o ator e diretor Ítalo Luiz Moreira; a superintendente da Igualdade Racial, Margareth Ferreira e o presidente da Academia Cabo-friense de Letras, Demócrito Jonathas de Azevedo.

Abrindo o evento, que faz parte das atividades da 19ª edição da Semana Teixeira e Souza, foi apresentado um vídeo com uma mesa-redonda realizada durante o “Congresso Internacional de Língua Portuguesa, Filosofia e Literaturas de Língua Portuguesa”, na qual estava presente o professor e pesquisador da língua portuguesa Domício Proença Filho, que exaltou Teixeira e Souza e sua importância na literatura brasileira.

Sobre a importância da formação da Comissão Editorial, o ator e diretor Ítalo Luiz Moreira falou da necessidade de tornar o escritor cabo-friense mais conhecido: “temos a missão de tirar Teixeira e Souza dessa invisibilidade literária”, afirmou, encerrando a sua fala com um trecho de um livro de sua autoria que será lançado em breve e fala sobre o escritor.

A superintendente da Igualdade Racial Margareth Ferreira falou sobre a necessidade de levar a história de Teixeira e Souza até as comunidades e atrair essas pessoas para os eventos que tratem de literatura: “Já se resgatou muito de Teixeira e Souza na Academia Cabo-friense de Letras, mas precisamos levá-lo até as escolas, o que será feito, e isso é incrível”, disse, lembrando as visitas do ator Vinícius Canisso a duas escolas municipais, agendadas para amanhã, dia 25. Margareth também destacou a importância da trajetória do escritor, mulato, e citou a força de sua mãe, “uma negra casada com um comerciante branco em uma época de grande racismo. Imagino que ela tenha sido muito forte.”

O professor e presidente da Academia Cabo-friense de Letras, Demócrito de Azevedo, falou sobre a realização, em abril ou maio, de uma mesa-redonda, na Academia Brasileira de Letras, sobre Teixeira e Souza. Falou também sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Academia local para valorizar o nome do escritor que, segundo ele, foi responsável por várias ações pioneiras, além de ser o primeiro autor de um romance brasileiro, “O Filho do Pescador”, no século XIX: “Teixeira e Souza foi, em uma comparação, o 14 Bis, depois vieram os boeings”, brincou o acadêmico, lembrando que até sobre o assunto em moda, a ecologia, o autor cabo-friense tratou em seus livros.

Presidente da Comissão Editorial, José Correia citou a necessidade da republicação dos livros de Teixeira e Souza, “só a cidade natal dele pode fazer isso”, destacou. “Estou convencido que essa Comissão é um passo a frente, principalmente porque hoje nós temos o interesse do governo municipal. Por isso, vamos dar para a nossa cidade, e para todo o Brasil, a obra reeditada desse cabo-friense que era um homem do mundo”.

Finalizando o evento, o coordenador municipal de Cultura, Guilherme Guaral, falou sobre a importância do encontro: “Queremos aqui buscar o orgulho de quem nasceu em Cabo Frio e despertar nas pessoas a importância de cuidar do que é nosso. O nosso papel é reverter a idéia do anonimato do Teixeira e Souza e para isso temos que ter apego às nossas raízes, mas lançar essas idéias para o futuro”, finalizou o coordenador, lembrando que a meta da comissão é reeditar, em 2010, duas obras do escritor.

Também estiveram presentes à cerimônia o secretário de Turismo e Cultura, Gustavo Beranger; o secretário municipal de Governo, Alfredo Barreto; a coordenadora municipal de Ciência e Tecnologia, Laura Barreto; a subsecretária de Cultura, Elza Maria Bernardo e o vereador Fernando do Comilão.

2 comentários:

Unknown disse...

Sou professora do colegio Professora Amélia Ferreira no segundo distrito de Cabo Frio,onde amanhã receberemos a visita do personagem Teixeira e Souza será uma visita ilustre em nosso colegio,nós todos ganhamos com essa visita, é bom as crianças saberem que uma pessoa de sua cidade é em excelente escritor,seria melhor ainda se a prefeitura da nossa cidade presentear as escolas da rede municipal com as suas obras literarias. Obrigada.

Guilherme Guaral disse...

Querida Ana, que bom que gostou do projeto da visita às escolas. Vejo que ele tem alcançado seu objetivo. Já está formada uma Comissão Editorial para escolher e organizar de uma a duas obras de Teixeira e Souza a ser(em) editada(s) para 2010, e numa tiragem de cerca de 8000 exemplares, por exemplo, não há dúvida de que todas as escolas municipais de Cabo Frio serão contempladas com várias unidades da(s) obra(s).

Obrigado pela participação no nosso blog!

Guilherme Guaral
Secretário de Cultura